terça-feira, 5 de maio de 2009

A propaganda é a alma do negócio?

Como bom estudante de comunicação, eu nunca falaria aqui que uma boa divulgação não é eficaz.

Lógico que, se bem formatada e bem dirigida, uma boa divulgação pode fazer milagres para uma empresa.

Cases de sucesso existem aos montes porém, navegando por alguns sites achei um ranking interessante.

A lista anual da Brandz faz um ranking das marcas mais valiosas do mundo, abaixo seguem as 10 marcas mais valiosas de 2009:

1. Google

2. Microsoft

3. Coca-Cola

4. IBM

5. McDonalds

6. Apple

7. China Mobile

8. GE

9. Vodafone

10. Marlboro

Dentre essas marcas, o primeiro lugar (o todo poderoso Google) chama a atenção por uma peculiaridade.

O Google não tem uma politica de investimento em publicidade.

A marca mais valiosa no mundo e que todos (exceto homens da caverna e afins) conhecem não se utiiliza de nenhuma das mídias convencioanais para conquistar seguidores por todo o mundo.

Como tudo na vida você pode interpretar isso de um jeito ou de outro.

O Google se tornou a marca mais valiosa devido a um enorme escopo de serviços e oportunidades que, por estarem veiculados em um ambiente digital, são altamente divulgados por si só.

Vejam bem, a propaganda é a alma do negócio e ainda pode ser um ponto essencial para diversas empresas mas deve-se perceber que fazer propaganda hoje em dia pode ser um desafio.

A inovação e a procura por novas saídas de divulgação é algo que o Google soube fazer muito bem e hoje colhe os frutos por isso.

Um comentário:

  1. O Google não é parametro, Beto.
    O Google é diferente e sua fórmula de sucesso jamais seria repetida. Acho que não será nem superada.

    Só o fato de desbancar uma marca como a Coca-Cola, nossa senhora... Dá-lhe Google!

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